O ABC venceu o Tuntum por 5 a 0, na noite desta quarta-feira (1), no estádio Rafael Seabra, na cidade homônima ao clube maranhense. A partida foi válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Com o placar, o time potiguar, que jogava pelo empate, avançou na competição, faturou R$ 1,4 milhão e vai enfrentar o Vasco, em São Januário.
A escalação do Alvinegro, no interior maranhense, surpreendeu não apenas pelos 11 iniciais, mas também por ausências, inclusive no banco de reservas. Matheus Anjos, Fábio Lima e Maycon Douglas ficaram fora da partida. Entre os reservas à disposição do técnico Fernando Marchiori, apenas dois nomes importantes chamavam a atenção: Jaílson e Vançan.
O ABC tinha em campo um time forte para o combate corpo-a-corpo e também alto, buscando vantagem nas bolas aéreas, sejam elas ofensivas ou defensivas. As jogadas pelo alto são armas importantes do time potiguar na atual temporada.
No lado do Tuntum, comandado pelo técnico Dejair Ferreira, a aposta do era no campo de jogo, de pequenas dimensões e também na pressão da torcida, que ocupou o único lance de arquibancadas do estádio Rafael Seabra.
E foi na bola alçada na área que o ABC ameaçou pela primeira vez o gol do adversário. Aos 4 minutos, em cobrança de falta, Márcio Azevedo achou Afonso de fronda área. O zagueiro Afonso escorou, mas bateu para fora. Cinco minutos depois, Rafael Silva recebeu na entrada da área, girou, mas após o chute a bola desviou no adversário e foi para escanteio. Era a sexta conclusão abecedista em menos de 10 minutos de bola rolando.
De tanto insistir na bola aérea foi assim que saiu o gol do ABC aos 17 minutos. Cobrança de escanteio pelo lado direito, a bola ficou “pererecando” na pequena área e Raphael Luz tocou para as redes.
O gol obrigou o time da casa a tentar se arriscar mais no campo ofensivo. As jogadas eram feitas principalmente pelo lado direito com Emerson Mineiro, nas costas de Márcio Azevedo. Mas, apesar da insistência maranhense, foi o ABC quem foi para as redes mais uma vez. Aos 50 minutos, Paulinho Moccelin entrou pela esquerda e cruzou. Rafael Silva subiu bem e ampliou o placar.
O time potiguar voltou arrasador para o segundo tempo. Em menos de 10 minutos o Alvinegro ampliou o marcador para 4 a 0. O terceiro saiu aos 2 minutos. Moccelin cobrou falta e Clovis fez contra. Aos 9 veio um belo gol. Rafael Silva recebeu na entrada da área e chutou por cobertura, sem chances para o goleiro Húngaro.
Apesar da larga vantagem a equipe natalense manteve o ritmo e a intensidade. Esse comportamento fez com que, aos poucos o selecionado maranhense desistisse de qualquer tipo de reação na partida, assegurando a vitória abecedista, que ainda fez mais um com Walfrido, aos 42.