O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na noite desta quinta-feira 8, que o país realizará ataques terrestres contra cartéis de drogas no México e em outras regiões, em declaração concedida à emissora Fox News.
Trump declarou que “cortamos 97% das drogas que entram por via marítima e agora vamos começar a atacá-las em terra, visando os cartéis”. “Os cartéis estão controlando o México. É muito, muito triste ver o que aconteceu com aquele país”, afirmou o presidente, segundo reportagem do Metrópoles.
O presidente dos EUA também disse que os cartéis estão causando mortes nos Estados Unidos. “Estão matando 250, 300 mil pessoas no nosso país todos os anos. As drogas — é horrível. Devastaram famílias. Você perde um filho ou um pai. Quero dizer, pais também estão morrendo por causa das drogas”, afirmou Trump à Fox News.
A declaração ocorre menos de uma semana após ataques das forças especiais norte-americanas na Venezuela, que resultaram na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
Horas antes da fala de Trump, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que o país mantém cooperação em segurança com os Estados Unidos, mas rejeitou qualquer violação da soberania mexicana. “Não queremos lutar com os Estados Unidos”, disse Sheinbaum, referindo-se à defesa do território nacional e à necessidade de parcerias sem intervenções militares.
Sheinbaum também mencionou que cooperação com o comando norte-americano e agências dos EUA se dá no âmbito de segurança, apesar das divergências sobre a possível atuação militar no território mexicano.



