Parnamirim: nova diretriz do Ministério da Saúde confirma modelo de combate às arboviroses de excelência que já funciona na cidade

[pro_ad_display_adzone id="26433"]

A Prefeitura de Parnamirim reuniu nesta sexta (31) os Agentes de Combate às Endemias para alinhar o trabalho de campo às novas diretrizes do Ministério da Saúde. O momento  revelou um cenário incomum: o município já aplica há algum tempo, e com resultados de excelência, a principal mudança preconizada pelo novo Manual de Enfrentamento às Arboviroses, publicado em maio de 2025.

De acordo com o MS, passa a ser obrigatório o monitoramento entomológico do mosquito Aedes Aegypti por meio das ovitrampas como o “ponto de partida” oficial para as estratégias de combate, o que em Parnamirim é uma prática recorrente que já foi premiada nacionalmente pela excelência dos resultados. O uso das ovitrampas, que são verdadeiras armadilhas, permite a classificação das áreas em alto, médio e baixo risco, direcionando as ações de campo prioritariamente para aquelas de risco mais elevado. Detalhe: os dados são atualizados semanalmente – quando o MS sugere que a avaliação pode ser feita mensalmente – o que garante que os territórios nunca fiquem abandonados.  

[pro_ad_display_adzone id="26435"]
Artigo anteriorProMulher e bancada feminina promovem solenidade de encerramento do Outubro Rosa
Próximo artigoEm menos de 10 meses, Parnamirim apresenta balanço positivo na Saúde, Segurança e Educação