O município de Parnamirim se torna pioneiro no estado em oferecer tratamento médico veterinário gratuito para gatos com esporotricose, uma doença grave e de alto impacto tanto na saúde animal quanto na saúde pública. A iniciativa faz parte do Programa Protege Pet, viabilizado por emenda impositiva do vereador Michael Borges, que destinou recursos ao orçamento municipal para fortalecer as políticas de proteção e bem-estar animal no município.
Neste primeiro momento, os atendimentos contemplam o tratamento da esporotricose, mas a emenda também prevê o atendimento de cães com leishmaniose. A solenidade de lançamento aconteceu na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em Cajupiranga, com a presença do vereador Michael Borges, da prefeita Nilda Cruz, de protetores independentes e representantes de ONGs da causa animal
Com o novo programa, uma média de 120 gatos serão atendidos por mês, de terça a quinta-feira, mediante agendamento prévio via WhatsApp pelo número (84) 3644-8185. Serão disponibilizadas 10 fichas por dia, garantindo atendimento contínuo e gratuito para tutores e protetores que enfrentam dificuldades em custear o tratamento da esporotricose.
Segundo o vereador Michael Borges, o momento marca um avanço histórico para a causa animal em Parnamirim:
“Hoje mesmo, a gente estava fazendo um levantamento de quantas pessoas nos contactaram pedindo ajuda para o tratamento dessas doenças, e muitas vezes essas pessoas não conseguem dar continuidade por falta de recursos. Hoje é um grande marco na causa animal, onde destinamos recursos da Prefeitura para esse fim, R$ 100 mil aplicados este ano no tratamento da esporotricose e leishmaniose.”
O vereador lembrou ainda que 70% dos lares brasileiros têm animais de estimação e que há cerca de 30 milhões de animais em situação de rua no país, realidade que se reflete também em Parnamirim, onde diversos protetores e voluntários atuam diariamente no resgate e cuidado de cães e gatos. Os recursos fazem parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
“Quando assumi a Prefeitura, o vereador Michael me disse que estaria ao lado da gestão para que eu nunca esquecesse da causa animal. Agradecemos pelas emendas destinadas, pois sabemos o quanto esses recursos fortalecem a concretização de um sonho que hoje se torna realidade,” afirmou a prefeita da cidade, Nilda Cruz.
“Além dos 100 mil destinados para o tratamento da esporotricose e leishmaniose, também estamos discutindo R$ 295 mil voltados especificamente à castração de cães e gatos. As ONGs e os protetores têm um papel essencial, e acredito que juntos conseguiremos realizar esse trabalho de forma mais ampla e eficiente.