Líderes abordam serviço público e analisam cenário político após segundo turno em Natal

Durante o horário dos líderes na sessão plenária desta quarta-feira (30), os parlamentares trataram de serviços públicos, como saúde, abastecimento de água e também avaliaram o cenário político de Natal e alguns municípios.

Primeiro a se pronunciar, o deputado Tomba Farias (PSDB) fez um apelo para que o governo estadual honrasse os compromissos com o Hospital Infantil Varela Santiago. O parlamentar citou o influencer e vereador eleito por Natal, Leo Souza, que chamou a atenção para o problema em suas redes sociais.

“O convênio está atrasado e é importante o governo cumprir esse compromisso. O diretor do hospital, Dr. Paulo Xavier, clamou que fizéssemos essa solicitação ao governo para que o pagamento fosse feito com urgência porque as nossas crianças estão passando muitas dificuldades”, disse.

Em outro momento do seu discurso, Tomba solicitou a regularização do abastecimento no município de Santa Cruz, sob pena do problema da falta de água prejudicar o fluxo turístico na cidade.

Segundo orador, o deputado Vivaldo Costa (PV) destacou a importância do maior hospital público do RN, o Walfredo Gurgel: “O Walfredo se tornou pequeno para atender a grande demanda, mas é o melhor hospital, com a melhor equipe médica e de enfermagem e os melhores equipamentos, mas que sempre foi criticado”, disse.

O parlamentar parabenizou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, pela iniciativa de construir o hospital de Natal, que irá auxiliar no atendimento às grandes demandas da capital e à governadora Fátima Bezerra, pela construção do hospital de traumas em Parnamirim.

“Somando-se às regionais de saúde com esses hospitais, acredito que irá resolver o problema da superlotação do Walfredo”, analisou o deputado.

Em outro momento do seu pronunciamento, Vivaldo Costa disse que a governadora saiu fortalecida das últimas eleições. “De todos os políticos, foi a governadora Fátima Bezerra quem saiu fortalecida. Quando somamos o PT e partidos aliados, temos a governadora, que é muito inteligente e competente, no comando de 110 prefeituras aqui no RN”, afirmou.

Último líder a se pronunciar, o deputado Francisco do PT disse que após as eleições, é necessário que se faça uma autocrítica. “O debate deveria ser mais na perspectiva de celebrar onde ganhamos e refletir onde perdemos”, disse.

Em relação ao segundo turno em Natal, Francisco afirmou que os políticos e militantes do seu partido “estão tocando a vida”. O deputado fez uma comparação subliminar com os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília e disse: “Não acusamos as urnas eletrônicas, não acusamos de golpe, não invadimos e nem quebramos a prefeitura. Podemos até questionar as metodologias dos adversários, visto que nossa candidata chegou a ser ameaçada de morte, mas nos resignamos e avaliamos que a derrota foi eleitoral e não política, pois ampliamos nossa bancada de vereadores em Natal e no interior”, avaliou.

Francisco acrescentou que em Mossoró, segunda maior cidade do RN, a bancada de vereadores dobrou. “Em Parelhas tive uma derrota eleitoral, o candidato a prefeito ganhou, mas elegemos uma vereadora e mantivemos a vaga. Quando a gente perde, é importante também fazer uma autocrítica e não ficar somente apontando culpados”, disse.

Sobre o problema que atingiu vários pacientes que passaram por cirurgia de cataratas em Parelhas, o parlamentar afirmou: “Eu me solidarizo com as vítimas. Não vou dizer quem é culpado e quem não é e nem fazer disso uma disputa de narrativa visando 2026”, finalizou.

Artigo anteriorLegislativo potiguar promove sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa
Próximo artigoEzequiel solicita ações em saúde, segurança e infraestrutura para o Mato Grande