Assembleia Legislativa realiza sessão solene para celebrar 77 anos das Rocas

A tarde desta terça-feira (24) foi de homenagens no Legislativo Potiguar, em virtude do aniversário de 77 anos do tradicional bairro das Rocas, em Natal. A sessão solene foi proposta pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) e contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Igreja Semear em Cristo e da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte.

“Eu estou muito feliz por estar aqui nesta tribuna. E eu estou aqui justamente por causa do povo das Rocas, que me concedeu dois mandatos consecutivos, tanto de vereador quanto de deputado. Então, eu me orgulho muito de estar representando aqui o nosso chão batido da minha comunidade canguleira, onde permaneço até hoje. Por isso, é com imensa alegria e profundo respeito que nos reunimos hoje, nesta Casa, numa sessão solene que celebra os 77 anos de emancipação do nosso querido bairro das Rocas”, iniciou Ubaldo Fernandes, acrescentando que “esta é uma data que remete todos à história rica e à cultura vibrante desta comunidade, que sempre foi um dos pilares da cidade de Natal”.

De acordo com o deputado, o bairro das Rocas começou a ser povoado na década de 1880, carregando consigo uma história que é também a história de Natal. 

“Seu nome, que remete à tradição da pesca, é um símbolo da luta e da resistência dos que lá habitam. O espaço, que já foi chamado de “Ilha de Montenegro”, é um testemunho da transformação que a cidade passou e do papel fundamental que as Rocas desempenham em nossa identidade.

Para o parlamentar, hoje, se celebra não apenas a história, mas as pessoas que fazem a diferença na comunidade. 

“É com imenso orgulho que reconhecemos aqueles que se dedicam incansavelmente ao bem-estar das Rocas. Nossos homenageados representam o coração pulsante da comunidade. Suas ações, lutas e sonhos são a prova de que a união faz a força. Com a força e a determinação de cada um de vocês, o futuro das Rocas é promissor. Que possamos, portanto, continuar a trabalhar juntos, valorizando essa terra que tanto amamos e que tem tanto a oferecer. Vamos em frente, sempre buscando elevar ainda mais nossa comunidade e honrar a história que construímos juntos. Muito obrigado!”, concluiu Ubaldo.

Após a entrega das placas, foi realizada uma apresentação cultural com o artista “Debinha”, que possui forte atuação com o samba raiz na comunidade das Rocas.

Na sequência, a professora Maria Ivone Silva de Medeiros Bezerra, representante dos homenageados, discursou em agradecimento à celebração.

“O bairro das Rocas é um dos mais antigos e tradicionais da cidade e teve seu início de povoamento em meados de 1880. Foi formado inicialmente por pescadores que realizavam suas atividades no Atol das Rocas, lugar de pesca dos homens do mar natalense, como disse Câmara Cascudo. Daí a origem do seu nome. Foi oficializado como bairro em 1947 e tem como seu Dia Municipal o ‘3 de setembro’, que foi escolhido por ter sido o dia da posse do ex-Presidente da República, Café Filho, que morou no bairro antes de se tornar político”, relatou.

Segundo Maria Ivone, “Rocas” é um bairro rico em diversidade, seja na religiosidade, na música, na poesia, com o seu Mercado do Peixe, sua feira livre, a roda de samba “Segunda do Vagabundo”, a antiga Estação Ferroviária e o “Museu da Rampa”, que foi palco da Segunda Guerra Mundial. 

“É um lugar de cultura, onde se destaca a ‘Sociedade de danças antigas e semidesaparecidas – Araruna’. Merece ser lembrada também a Campanha ‘De pé no chão também se aprende a ler’, de 1961 a 1964, durante a segunda gestão do prefeito Djalma Maranhão, que visava acabar com o analfabetismo na capital. O projeto consistia na técnica de alfabetização proposta por Paulo Freire, em que crianças e adultos eram alfabetizados sem a necessidade de uniformes e muitas vezes com os pés no chão”, detalhou.

Finalizando seu discurso, a docente agradeceu ao propositor Ubaldo Fernandes, pelas homenagens e por suas contribuições políticas em prol do bairro. 

“Por último, em nome dos homenageados, quero agradecer ao propositor deste momento tão especial, em comemoração ao aniversário deste bairro tão rico, em suas mais diversas manifestações: o deputado estadual Ubaldo Fernandes, que tanto vem contribuindo para a melhoria das Rocas, em todas as dimensões possíveis para um gestor público. Obrigada!”, concluiu. 

Artigo anteriorALRN participará de Congresso alusivo aos 35 anos da Constituição Catarinense
Próximo artigoKleber chama atenção para pintura de escolas nas cores partidárias em São José de Mipibu