Com 99,8% dos votos contados, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, obteve 87,3% dos votos, de acordo com resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira 18 pela Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC).
O resultado significa que Putin governará pelo menos até 2030, quando terá 77 anos. Sendo o líder mais antigo da Rússia desde o ditador soviético Joseph Stalin, ele garantirá uma terceira década completa de governo.
O chefe da comissão eleitoral da Rússia disse que a participação nas eleições presidenciais do país, concluídas no domingo 17, atingiu 77,44%, um recorde pós-soviético.
Putin reforçou o seu controle sobre o país que governa desde a viragem do século, com os resultados quase completos das eleições organizadas na Rússia indicando uma vitória previsivelmente grande para o líder do Kremlin, num resultado que era uma conclusão precipitada.
Com a maioria dos candidatos da oposição mortos, presos, exilados ou impedidos de concorrer – e com a dissidência efetivamente proibida na Rússia desde que esta lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 – Putin não enfrentou nenhum desafio credível ao seu governo.
O resultado foi inevitável – o porta-voz de Putin disse no ano passado que a votação “não foi realmente democracia”, mas sim “burocracia dispendiosa” – mas o ritual das eleições é, no entanto, de importância crucial para o Kremlin como meio de confirmar a autoridade de Putin.