No decorrer da cerimônia de posse da Governadora Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira 31, Fátima fez críticas, durante o seu discurso, relembrando o período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua fala, a governadora recorda que o consórcio viveu “tempo muito difícil” em 2019, afirmando que a democracia foi atacada por um governo autoritário.
“É um momento de celebrar a democracia, porque o consórcio que se firma a partir de 2019 vivenciou um tempo muito difícil quando a democracia foi atacada por um governo de perfil autoritário que desprezava o diálogo”, disse a governadora. “E foi nesse contexto de ameaça a democracia de um governo de perfil autoritário, obscurantista e negacionista que o consórcio cumpriu um papel extraordinário”, complementou.
Além disso, Fátima descreve que a sociedade vive, atualmente, uma realidade com democracia. “Hoje temos uma realidade com a democracia, o diálogo, a cooperação, a solidariedade federativa para que nós possamos, na condição de lideranças que somos, exercer exatamente o nosso papel de melhorar a qualidade de vida do povo do nordeste”, alegou.A cerimônia de posse aconteceu no Centro de Convenções de Natal, enquanto ocorria a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste. A governadora foi eleita presidente em dezembro de 2023, por unanimidade, em um evento realizado em Recife. Fátima se tornou a primeira mulher a liderar a entidade.