Corpo de Bombeiros do RN e SOBRASA iniciam Semana de Prevenção em Afogamentos

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa, iniciaram, nesta segunda-feira (20), as atividades para a Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos, que vai até o próximo dia 26. As atividades são organizadas pelos países membros do Comitê Latino-Americano de Salvamento.

O objetivo da ação é diminuir ainda mais os números de afogamentos. Segundo dados da SOBRASA, somente em 2022, a cada uma hora e meia um brasileiro morreu afogado. No RN, de janeiro a outubro a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) registrou 75 mortes afogamentos em todo Estado, número 7,4% menor que no mesmo período de 2022.

Para tentar reduzir ainda mais esse número, o CBMRN irá promover diversas ações de prevenções nas escolas e nas praias. “Somente de janeiro a outubro instruímos mais de 56 mil pessoas nas áreas de atuação dos nossos guarda-vidas, e iremos intensificar as ações esta semana. Todos os nossos quartéis estarão empenhados nessa missão”, disse o tenente Christian Bari, subcomandante do Grupamento Busca e Salvamento Aquático (GBSA).

Prevenção
O tenente lembra que embora o afogamento pareça ser simplesmente a falta de habilidade de nadar, as estatísticas apontam que a maioria das ocorrências de afogamento, entre os adultos, acontecem com pessoas que sabem nadar. Sendo assim, o primeiro item para prevenir o risco é saber escolher um local que tenha a presença de guarda-vidas ou bombeiros. Além disso, não entrar em águas poluídas ou locais que tenha aviso de perigo, respeitando as placas de advertência no local. “Algumas mudanças de comportamento podem evitar o incidente. Entre as medidas estão: não nadar sozinho, evitar ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, ficar perto da margem, não saltar de locais elevados e rasos. São práticas que todos devem evitar, porque sempre deparamos com causas envolvendo algumas dessas situações”, conclui.

Artigo anteriorComissão de Finanças da Assembleia do RN marca votação de projeto sobre ICMS para dia 22
Próximo artigoTrabalhadores do Detran RN iniciam paralisação nesta quarta-feira; entenda