A UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) sedia esta semana um evento nacional. Começa amanhã e vai até a quinta-feira o 70º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais, promovido pela Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais (Abruem) e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Esta é a segunda vez que a Uern sedia o evento.
A abertura acontecerá na próxima quarta-feira, 18, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, às 19h.
Com o tema principal “A capilaridade do ensino superior brasileiro, fortalecimento e reconhecimento das IES estaduais e municipais no Sistema Nacional de Educação”, o fórum também discutirá assuntos como: a situação dos hospitais universitários vinculados às IES estaduais e municipais; o financiamento das instituições de ensino; políticas afirmativas e de permanência estudantil; práticas de desenvolvimento de redes internacionais, e experiências exitosas nas universidades.
Entre os convidados, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuela Mirella.
Sobre a UERN
A UERN foi criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68. Nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Na história de sua criação aparecem duas outras instituições, mostrando que a ideia de uma universidade em Mossoró tem origem mais remota. A primeira é a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, criada em 1943 pela Sociedade União Caixeiral, que já mantinha uma escola técnica de comércio, mas passando a funcionar, de fato, apenas em 1960. A segunda é a FUNCITEC – Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica -, fundada em 1963. Com a FUNCITEC, acelerou-se a oferta do ensino superior na cidade. Sob sua coordenação, são criadas a Faculdade de Serviço Social de Mossoró, em 1965, e o Instituto de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró, no mesmo ano, com os cursos de Pedagogia, Letras, História e Ciências Sociais, e, em 1968, a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.