O Maio Amarelo iniciou oficialmente no estado do Rio Grande do Norte, após o evento de abertura que aconteceu nessa terça-feira (02), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. Sob organização do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), contou com a participação de representantes da saúde, trânsito e segurança pública dos órgãos das três esferas: municipal, estadual e federal, além dos municípios integrados a municipalização do trânsito.
Durante o evento, os representantes dos órgãos puderam falar sobre a importância da conduta no trânsito, bem como do reflexo de boas práticas e trabalho em conjunto nos índices de mortes e acidentes de trânsito. “Cada um de nós deve ser multiplicador de boas condutas no trânsito em nosso ciclo de amigos e família”, comentou o diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira.
O gestor do órgão estadual de trânsito também foi o responsável por declarar aberto oficialmente, no RN, a campanha que é conhecida mundialmente e conta com a participação de toda a sociedade.
Também durante o evento, os presentes puderam assistir a palestra “Avanços e desafios registrados em números”, apresentada pela servidora do setor de Estatística do Detran e membro do Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito (Renaest), Francinésia Brito. A apresentação mostrou dados estatísticos e análises de trânsito. Também foi explicado sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Outro ponto do evento foi a explanação do comandante do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Cel Castelo Branco, que falou acerca do Projete, projeto educativo de trânsito desenvolvido pela Polícia Militar voltado para crianças, que visa educar e orientar esse público. O Projete conta com a colaboração do Detran como um importante parceiro.
As ações do Maio Amarelo seguirão acontecendo durante todo o mês, e serão realizadas tanto pelo Detran como em parceria com os demais órgãos membros do Programa Vida no Trânsito.
Maio Amarelo
Em 2023, o Maio Amarelo completa 10 anos, a campanha que traz como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, reforça a necessidade de realizar um trabalho colaborativo entre os cidadãos no que diz respeito à conduta no trânsito. Toda a sociedade pode se engajar nessa importante causa. O material da campanha está disponível gratuitamente no site oficial do Maio Amarelo 2023 (onsv.org.br).