A bancada do PT na Câmara dos Deputados desistiu, nesta quarta-feira (10), de apresentar emendas ao texto do novo arcabouço fiscal e, no lugar, irá apoiar a versão original da proposta sugerida pelo governo. As informações são de lideranças petistas ouvidas pela CNN.
O relatório sobre a proposta que trata do novo marco fiscal do País deve ser apresentado nesta quinta-feira (11) pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA).
Há muitos críticos ao texto em partidos da esquerda, como o próprio PT, que é favorável a uma ampliação do número de gastos sociais fora da nova regra. Mas, após negociações na bancada, o partido desistiu de apresentar emendas.
Integrantes da bancada ouvidos pela CNN defenderam “lealdade extrema ao governo” e que não daria “para vacilar em temas assim”. No momento, o governo não tem base aliada para aprovar o texto.
Por isso, depende de votos das legendas de direita e de centro. Eventuais mudanças para ampliar o número de exceções ao gasto público poderia desmobilizar votos com os quais o Planalto conta atualmente para aprovação, conforme avaliam lideranças do PT.
Por CNN.