Atletas do Rio Grande do Norte (RN) deram um show na piscina, na pista e no tatame nas Paralimpíadas Escolares 2022, que se encerram hoje(25) às 18h. O Estado enviou uma delegação com 40 integrantes entre técnicos, atletas e dirigentes, que estão em São Paulo desde o último dia 23. Os potiguares competiram em cinco modalidades: Atletismo, Bocha, Natação, Halterofilismo e Parataekwondo e a faixa etária dos para-atletas é de 12 a 17 anos.
Para o Subsecretário de Esporte e Lazer da SEEC, Canindé de França, as medalhas conquistadas nas Paralimpíadas representam a certeza de integração, competência e determinação dos alunos com deficiência. “A orientação da governadora Fátima Bezerra é para que seja dado todo apoio a esses jovens atletas que representam também o futuro do paradesporto potiguar”, destacou.
O técnico da Subsecretaria de Esporte e Lazer, professor Fábio Bezerra, acompanhou de perto as competições. Para ele, as conquistas são o resultado do esforço e dedicação dos atletas, que vencem cada vez mais as suas próprias limitações. “Esses resultados mostram que temos alunos com bastante potencial, apesar das suas deficiências motoras.” Comemorou.
Veja os resultados alcançados pela equipe do RN até agora:
Primeiro dia
No primeiro dia de competição, o time do RN conquistou 17 medalhas, sendo 12 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Destaque para o atleta de natação José Gustavo Riberio, do Colégio Ágora com 3 medalhas de ouro.