Experiência de Parnamirim com disciplina ‘Cidadania Digital’ foi referência em Simpósio sobre Comportamento na Internet

[pro_ad_display_adzone id="26433"]

Rodrigo Xavier, do setor de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação, foi um dos palestrantes do painel “Tecnologias e Educação: Qual o papel dos educadores em um novo mundo digital?”, que encerrou o 10º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, ocorrido nos dias 21 e 22 em São Paulo, compartilhando a experiência pioneira da cidade com a implementação da disciplina de Cidadania Digital.

Durante o debate, que também contou com representantes do Ministério da Educação (MEC) e de outras entidades, Xavier destacou a iniciativa que rendeu reconhecimento ao município: a adaptação do conteúdo da disciplina de Cidadania Digital para estudantes do ensino fundamental, por meio do projeto “Patrulha Digital”, que abordou temas como o combate às fake news e o cyberbullying.

As crianças são incentivadas a observar e dialogar sobre comportamentos na internet junto a seus familiares em uma relação que transcende a sala de aula. O trabalho dos docentes de Parnamirim já havia sido reconhecido, com a premiação do professor Hery Thiago.

No caso do Patrulha Digital, a experiência prática resultou em reconhecimento regional de Parnamirim no âmbito do Rio Grande do Norte. A equipe do município foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho para a construção do documento curricular de computação que vai guiar os passos do Rio Grande do Norte nos próximos anos.

Rodrigo disse que a equipe está focada no processo de construção desse componente, um trabalho que requer muita atenção porque grande parte dos temas abordados no ambiente digital são muito polemizados atualmente, como a necessidade de incluir diversidade nos currículos escolares.

O Painel 4 – Tecnologias e Educação, que contou com a participação do parnamirinense, pode ser assistido por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=YXSFXuAAjY4&t=5461s. A contribuição de Rodrigo Xavier reafirma e consolida a cidade como um polo de boas práticas e inovação na formação de jovens para um uso seguro, ético e responsável da internet no cenário educacional brasileiro. 

[pro_ad_display_adzone id="26435"]
Artigo anteriorPrefeitura garante dia de inclusão para crianças atendidas pelo CER
Próximo artigoPrefeitura de Parnamirim atendeu quase 16 mil pessoas em ações de educação de trânsito