Com a morte do papa Francisco, 88, em 21 de abril e o início do processo do conclave, que elegeu Leão 14 como 267º pontífice da Igreja Católica, os olhares de fiéis de todo o mundo se voltam para Roma e surgem dúvidas sobre a vida e as atribuições da vida dos papas.
Principal figura do Vaticano, o papa é considerado o sucessor de São Pedro, o primeiro pontífice da história, e líder da Igreja Católica.
Entre as suas atribuições, ele nomeia bispos e cardeais, e pode também canonizar figuras importantes para o catolicismo, elevando-as ao status de santos. Guia os fiéis com orientações ou até reformas —o papa Francisco, por exemplo, autorizou a bênção de casais LGBTQIA+ e restringiu as missas em latim.
O papa também é chefe de Estado do Vaticano, que é um país soberano dentro de Roma, podendo assim exercer os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Confira abaixo respostas a dúvidas frequentes sobre papas.
Quanto ganha um papa?
O papa tem direito de receber um valor simbólico de 2.500 euros por mês. Era o que recebia o papa Bento 16. Já Francisco abdicou dessa remuneração desde o início do papado. Os gastos de um pontífice, como alimentação, são pagos pela Santa Sé.
Onde mora o papa?
Os papas costumavam morar em um apartamento reservado para eles no Palácio Apostólico. Francisco, no entanto, escolheu viver na Casa Santa Marta, uma espécie de pensão dentro do Vaticano. O endereço onde dormirá o próximo papa ainda é uma incógnita.
Quantos anos pode ter o papa?
Para ser papa, em teoria, basta ser homem, batizado e celibatário. Ou seja, não há limites de idade, nem mínimo, nem máximo. O pontífice nem precisaria ser cardeal, mas isso não acontece desde o século 14.
Qual foi o último papa italiano?
O último italiano a ser eleito pelo conclave foi Albino Luciani, em 1978, que escolheu o nome de João Paulo 1o. Seu papado durou, no entanto, apenas 33 dias. Antes dele, outro italiano: Paulo 6o, que se chamava Giovanni Battista Montini e foi escolhido em 1963.
Quantas línguas o papa fala?
Isso varia de papa para papa, mas em geral todos eles são fluentes em italiano e latim. Francisco falava ainda espanhol, sua primeira língua, alemão, inglês e francês, além de entender português. João Paulo 2o, além dessas, também dominava polonês, seu idioma nativo.
Quais funções o papa acumula?
O líder da Igreja Católica detém os títulos de “bispo de Roma”, “vigário de Jesus Cristo”, “sucessor do príncipe dos Apóstolos”, em referência a Pedro, “sumo pontífice da Igreja Universal”, “primaz da Itália”, “arcebispo e metropolita da província romana”, “soberano do Estado da Cidade do Vaticano” e, por fim, “servo dos servos de Deus”.
Folha de São Paulo
Esse texto foi copiado do Blog do Gustavo Negreiros. Para ter acesso completo a matéria acesse gustavonegreiros.com.br