Ricardo Gurgel aprova projeto de lei que incentiva o cultivo da “Citronela”

A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, na última semana, Projeto de Lei que institui o incentivo ao cultivo da “citronela” no município. A planta age como um repelente natural do mosquito aedes aegypti. O PL é de autoria do Presidente da Casa, Ricardo Gurgel (PSB). O projeto já foi encaminhado para sanção do Executivo Municipal.

Ficou estabelecido que o incentivo ao cultivo deve ser feito através da distribuição de mudas da planta, além de ações de conscientização, visitas às residências e mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti. O PL também determina que o Poder Executivo Municipal se encarregue de realizar o plantio de mudas da citronela nas margens dos rios, riachos, praças, canteiros de ruas, avenidas e outras áreas públicas.

Para o autor do projeto, Ricardo Gurgel, trata-se de um método natural de combate ao mosquito da dengue que já foi implantado em cidades como Piracicaba (SP), Juiz de Fora (MG), Anápolis (MS), Teresina (PI), Vitoria (ES) e Manaus (AM), “em todos estes municípios a planta demonstrou grande eficácia no combate ao mosquito transmissor de várias doenças como a dengue, zika e Chicungunha”, revelou.

O vereador ainda afirmou que “a citronela é conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente, contra mosquitos e borrachudos. A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50 m ²”.

prefeitura_parnamirim_top
Compartilhar

Deixe uma resposta