Força-tarefa inicia etapa de combate ao Aedes

Parnamirim segue combatendo o Aedes aegypty. A prefeitura e a Força Aérea Brasileira iniciaram nesta segunda-feira(15), a segunda etapa da campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. As equipes compostas por militares e agentes de endemias percorreram às ruas dos bairros Vale do Sol e Cajupiranga. Até a próxima quinta-feira(18), a força-tarefa chegará, também, aos  bairros de Nova Esperança, Bela Parnamirim,Santa Tereza e Rosa dos Ventos.

Cerca de 90 agentes de endemias e 40 soldados disponibilizados diariamente pela FAB estão percorrendo às ruas, a fim de realizar uma varredura para evitar que o surto de dengue e zika vírus aumente.  Cada equipe é composta por um agente epidemiológico e dois militares, sendo responsáveis por identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypt.

“Nessa segunda etapa, nós chegaremos com o efetivo aos demais bairros do município realizando o trabalho casa a casa. Com o trabalho de prevenção adiantado, a ideia é exterminar os criadouros nessa fase da campanha”, disse o coordenador de promoção à saúde de Parnamirim, Moizes Campos.

Os irmãos Antonio Carlos e Sueli Aparecida, que residem no bairro Cajupiranga, receberam uma das equipes. “Faz apenas cinco meses que estamos aqui. Mas somos vigilantes quanto aos locais que possam acumular água parada e tudo que possa causar a proliferação do mosquito”, frisa dona Sueli.

A força-tarefa teve início no mês de janeiro, e já percorreu os bairros do Centro, Boa Esperança, Jardim Planalto, Emaús, Parque Industrial, Parque das Orquídeas e Liberdade.

A última etapa da campanha prevê a participação de visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Confira o cronograma de atuação da 2ª etapa:

15/02 (Segunda-feira)

Bairros: Nova Esperança e Cajupiranga

16/02 (Terça-feira)

Bairro: Nova Esperança

17/02 (Quarta-feira)

Bairro: Rosa dos Ventos

18/02 (Quinta-feira)

Bairros: Santa Tereza e Bela Parnamirim

Levantamento

De acordo com a Secretaria de Saúde de Parnamirim (Sesad), de janeiro de 2015 a janeiro deste ano, o município registrou 1.723 notificações de dengue. Destes, 244 confirmados. Além disso, Parnamirim apresentou 201 notificações de chikungunya( nenhum caso confirmado), 13 casos de zika vírus e 24 notificações de microcefalias, sendo 6 casos confirmados, ambos no mesmo período.

prefeitura_parnamirim_top
Compartilhar

Deixe uma resposta