Zumbido no ouvido representa sintoma de doença

0
1

O som irritante que parece estar dentro da cabeça ou ouvido é um sintoma que atinge aproximadamente de 10 a 15% da população Brasileira. Além disso, a incidência é ainda maior com o aumento da idade, podendo chegar a 1 caso em cada 5 pessoas com idade entre 55 e 65 anos. Outro fato importante é que o Zumbido é um “sintoma” e pode estar associado a diferentes doenças, por isso, uma avaliação médica é fundamental.

Entre as diversas causas do Zumbido podemos citar problemas de audição, consumo de cafeína em excesso, alergias alimentares, problemas na arcada dentária e até mesmo doenças mais graves como tumores vasculares

Os estudos demonstram que a perda auditiva é o principal fator, 80% das pessoas com queixa de zumbido possuem perda auditiva. A fonoaudióloga Michelle Queiroz, diretora de Produto e Marketing da Sonova do Brasil, comenta que as pessoas não costumam fazer um exame auditivo periodicamente e reforça a importância de consultar um médico otorrinolaringologista, principalmente se houver sintoma de zumbido.

Com o diagnóstico/descoberta da causa do zumbido, o médico irá prescrever o tratamento adequado. Para aqueles que possuem perda auditiva, em geral, o uso do aparelho auditivo é recomendado porque melhora a audição e proporciona a pessoa escutar sons que antes não eram possíveis de serem percebidos e isto ajuda a mascarar o zumbido. Além disso, existem aparelhos auditivos específicos para pessoas com queixa de zumbido. Esses aparelhos possuem recursos que visam reduzir a percepção do barulho irritante dentro da cabeça ou ouvido, como o Audéo Q, da empresa Suíça Phonak.

O objetivo do tratamento do zumbido é fazer com que essa condição se torne menos desgastante para a pessoa. Na maioria dos casos, o tratamento é combinado, uso do aparelho auditivo com consultas de aconselhamento/orientações, relata a fonoaudióloga Lia Hoshii, gerente de produto da Phonak.

Sobre a Phonak:

A Phonak é líder no Brasil e no mundo em produtos dedicados para saúde auditiva. Desenvolve soluções com tecnologia de ponta para ajudar as pessoas a ouvir, entender e aproveitar os sons da vida. A empresa possui um portfólio variado de produtos e pontos de atendimento em todo o território nacional. Para saber mais sobre a Phonak acesse: www.phonak.com br ou pergunte para o seu médico e/ou fonoaudiólogo.

Website: https://www phona.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui