Campanha de vacinação contra gripe termina amanhã sem atingir meta no RN

0
1

A campanha de vacinação contra a Influenza termina nesta sexta-feira (19) no Rio Grande do Norte. De acordo com com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até esta quinta-feira o estado ainda não havia atingido a meta mínima de cobertura determinada pelo Ministério da Saúde. Os números indicam um alcance de 75,83% da cobertura vacinal, o que dá um total de 505.502 doses distribuídas.

A vacina é destinada a idosos, indígenas, profissionais de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o grupo que mais aderiu à campanha foi o de mulheres que deram à luz a pouco tempo, com índice de cobertura de 93,17%, seguido pelo grupo, seguido pelo grupo de trabalhadores em saúde com 79,76%. O grupo com menor índice de cobertura é o das gestantes 73,07%.

Até o momento, apenas a V Unidade Regional de Saúde (Ursap), que tem sede no município de Santa Cruz, atingiu a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, com 80,88% de cobertura, seguida pela I Usarp, com sede em São José de Mipibu, com 79,07%. A regional que registrou menor índice de vacinação foi a II Usarp, com sede em Mossoró, com 69,96%.

De acordo com a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, apesar da campanha estar terminando, as unidades de saúde continuam dispondo da vacina para os grupos citados. A vacina previne contra o vírus Influenza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B.

 

 

Foto: Ana Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui