Câmara aprova a inclusão do setembro dourado no calendário oficial de eventos do município

0
3

A Câmara Municipal de Parnamirim (CMP) aprovou, na sessão ordinária realizada  ontem (10) à noite, a redação final do Projeto de Lei (PL nº 71/2015) que institui o “Setembro Dourado” no calendário oficial de eventos do Município. O documento segue agora para sanção por parte do Poder Executivo.

A autora do PL, a vereadora Elienai Cartaxo (PMN), explica que a proposta é alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção do câncer infantojuvenil. “Identificar os sinais e sintomas é o primeiro passo para que a doença seja diagnosticada e tratada a tempo. A campanha visa conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meios de ações educativas e preventivas, os principais sinais e sintomas da doença”, frisa.

Segundo o texto do PL aprovado por unanimidade, as secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social serão as responsáveis pela divulgação e a conscientização da população sobre os sintomas e diagnóstico precoce do câncer.

Entre os mecanismos de promoção que podem ser adotadas pelo Executivo estão: distribuição de cartilhas, caminhadas, palestras educativas em escolas e peças publicitárias.

Audiência pública

As campanhas “Setembro Dourado” e “Outubro Rosa” – voltadas, respectivamente, para chamar atenção da população para a prevenção do câncer infantojuvenil e o câncer de mama – foram debatidas durante audiência pública na CMP realizada no último dia 16 de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui