Em Parnamirim, prefeitura oferece testes e tratamento para Tuberculose

No mês de novembro as atenções da saúde estão voltadas ao Dia Nacional de Combate a Tuberculose, comemorado oficialmente em 17 de novembro. Em Parnamirim, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), intensificou ações preventivas contra a doença, através de palestras, entrega de material informativo e outras atividades.

Apesar da ação, os cuidados com os pacientes da Tuberculose fazem parte da rotina da SESAD. Ao perceber os primeiros sintomas, o cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, onde o médico vai avaliar qual o exame ideal, que inclusive pode ser realizado na própria UBS. Após avaliação médica o paciente poderá realizar a baciloscopia (BK) ou o teste rápido.

Além disso, o município dispõe do teste tuberculínico (PPO), indicado para pessoas que tiveram contato com alguém infectado. Este teste só pode ser realizado na UBS do Centro, através de encaminhamento médico.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SESAD, Thuliane Lopes, em 2020 o município contabilizou 84 curas de pacientes em tratamento entre os anos de 2019 e 2020; 79 casos da Tuberculose Pulmonar, e sete casos da tuberculose extra pulmonar, variação mais incomum e mais grave da doença, quando a infecção se estende a outros órgãos do corpo humano.

Thuliane alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e de concluir corretamente o tratamento. “Apesar do tratamento ter duração de 6 a 9 meses, aproximadamente com dois meses de cuidados, o paciente pode deixar de transmitir a doença”, esclarece.

Comentários

prefeitura_parnamirim_top
Compartilhar