Prefeitura inicia informatização nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), tem investido cada vez mais para melhorar a qualidade do serviço em prol da população. Com o objetivo de integrar as informações e levar mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), as UBS do município começaram a receber a implantação da informatização.

De acordo com o Departamento de Atenção Primária, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), é um software disponibilizado pelo Governo Federal, para que seja implantado nas Unidades Básicas de Saúde. A ferramenta chega para contribuir com as necessidades de acesso junto às UBS e seus profissionais para que os mesmos possam acessar diretamente o sistema e realizar o atendimento dos usuários.

Para a realização da informatização nas unidades de saúde de Parnamirim, foi adquirido um servidor para o funcionamento do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), no município, e aquisição de computadores nas UBS atendendo a recomendação do cenário do Ministério da Saúde.

Até o momento, as unidades de Boa Esperança e Jardim Planalto já receberam a implantação dos serviços, como também o cadastramento e a capacitação dos profissionais. Segundo o Departamento de Atenção Primária, estão sendo priorizadas as UBS que foram contempladas com o ‘Saúde Hora’ (horário estendido). A próxima repartição a receber o sistema será a do bairro de Parque Industrial, mas a meta é que todas as 29 Unidades Básicas de Saúde sejam informatizadas.

Além de integrar as informações, o PEC tem como objetivo, dinamizar o formato de atendimento dentro das UBS, de forma que o usuário possa ter um atendimento agendado a seu histórico de consulta, em um sistema que facilite o acompanhamento dos profissionais. O processo de estruturação das unidades, instalação de computadores e implementação da informatização visa levar mais conforto aos usuários.

Júnior Azevedo, diretor do departamento, comentou sobre a importância e benefícios da implantação deste sistema. Para ele, a informatização contribuirá para otimização do tempo de espera no local dos serviços de saúde, no sentido de acabar com as filas de espera, possibilitando também um atendimento mais eficaz aos usuários:

“A Atenção Primária do município dá um grande salto de qualidade com o início da informatização nas UBS e duas unidade já tiveram o serviço iniciado. Beneficiará usuários na otimização do tempo de espera. A implementação do PEC, possibilita um atendimento mais eficaz, onde os profissionais de saúde terão acesso ao histórico clínico do paciente, desde a visita domiciliar, realizada pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), ao atendimento propriamente dito, por meio das equipes de saúde, dentro da UBS”.

O diretor lembrou também das vantagens que a informatização proporcionará aos profissionais. “Irão trabalhar com mais conforto, agilidade e eficácia, tendo em vista que esse prontuário funciona online. Facilita o acesso às informações de cada atendimento. Possibilitando ao profissional de saúde atuar com outras possibilidades de procedimentos, junto aos usuários, diminuindo o uso de outros materiais de expediente, como papel por exemplo”, disse Júnior Azevedo.

Com a chegada de conectividade, via fibra ótica, propiciará também o monitoramento eletrônico por câmeras, através do Centro Operacional Integrado (COI). Esse serviço já foi executado pelo GCTI, em doze unidades.

Texto: Ricardo Oliveira

Comentários

Compartilhar