Vereadores denunciam abandono em obra para formação de atletas

Em sessão ordinária realizada nesta terça (14), o vereador Giovani Júnior (PSD) denunciou o estado de abandono das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), localizado no bairro Boa Esperança, em Parnamirim. A construção do centro começou em julho do ano passado e deveria ser finalizada em fevereiro deste ano. Os recursos são do Governo Federal, proveniente do Orçamento Geral da União, e a responsabilidade da execução do projeto é da Prefeitura de Parnamirim.

Os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) surgiram como uma das ferramentas no processo de massificação da prática esportiva no país. São ginásios erguidos com recursos do governo federal para que crianças e jovens possam iniciar a prática de várias modalidades olímpicas e paraolímpicas. O projeto foca o incentivo ao esporte em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica.

Em Parnamirim, o CIE está orçado em quase 4,5 milhões. Segundo o vereador Giovani Júnior, no fim do ano passado a obra sofreu uma desaceleração e neste ano parou de vez, “colhi informações de que a empresa responsável pela execução do projeto não estava recebendo o pagamento, por isso retirou os funcionários”, revelou. Giovani apresentou um levantamento que mostra os repasses do governo federal para a conta da prefeitura, “todos os repasses foram feitos, o último foi realizado no mês de maio. Mas a obra está parada desde o início desse ano. O Governo Federal já liberou mais de 1 milhão de reais, mas segundo a última medição o projeto parou nos 13,65% de execução”, concluiu.

 

Em aparte, o Presidente da Câmara, Ricardo Gurgel (PSB), disse que já esteve no local da obra e a situação é lamentável, “um lugar que foi projetado para ser um celeiro de atletas que representariam nossa cidade nacionalmente está entregue ao abandono. Não há segurança para proteger o que já foi construído. É lastimável que o executivo municipal não trate o esporte como prioridade. Não há atraso nos repasses do Governo Federal, porque as obras estão paradas?”, indagou.

O líder do prefeito na Câmara, Vereador Antônio Batista (PMDB), disse que os CIEs espalhados pelo Brasil estão na mesma situação, “vou levar este fato para o executivo municipal para saber o que está havendo com as obras do Centro Integrado em nosso município. Trarei a resposta em breve”, concluiu.

prefeitura_parnamirim_top
Compartilhar

Deixe uma resposta