Como os astronautas escovam os dentes e lavam o cabelo no espaço?

Para evitar que a pasta e espuma entrem pelo nariz, o astronauta usa uma bolsa d’água com um canudo para escovar os dentes e  enxaguar a escova.

Não parece ser uma tarefa tão difícil, por outro lado fazer uma espécie de bolha de água para escovar os dentes é algo que requer certa prática.

A astronauta Karen Nyberg mostrou no vídeo acima como ela lava os  cabelos na Estação Espacial Internacional (EEI). Ela usa uma bolsa com água quente e shampoo sem enxágue.

Todos os produtos e utensílios usados no banho, como espelho, pente e pote de shampoo ficam presos por um velcro na parede da estação.

ara lavar as mãos, como demostra o ex-capitão, é usada novamente a bolsa de água. Mas dessa vez ela está cheia de água com um pouco de sabão sem enxágue.

De acordo com Hadfield, existem estações de sono para cada astronauta dentro da EEI. Dentro dessas cabines há um saco de dormir.

Mas não pense que eles dormem deitados, isso mesmo, o saco de dormir fica em pé. Parece desconfortável, mas graças à gravidade zero, o corpo fica completamente solto, o que acaba sendo confortável. Pelo menos é o que afirma o astronauta.

 

Hadfield explica que fazer a barba exige um pouco mais de cuidado. Pois os pelos podem ficar flutuando pela aeronave e se isso acontecer, eles podem ser aspirados pelos astronautas ou grudar nos computadores.

Para que isso não aconteça, os astronautas usam o AstroEdge, um creme de barbear especial para ser usado no espaço, o barbeador por outro lado é comum, igual aos usados na Terra.

Como não há pias na estação, a lâmina precisa ser limpa em papel toalha. E no bigode, que precisa de um pouco mais de cuidado, é usado um pequeno aspirador.

Câmara
Compartilhar

Deixe uma resposta