Cidades Alunos da Rede Estadual de Ensino preparam-se para Olimpíada de Matemática

No próximo dia 6 de junho estudantes de todo o Brasil participarão da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mobilizando mais de 51 mil escolas em todo o Brasil, as provas já fazem parte do calendário dos estudantes potiguares. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em parceria com o Portal Educacional Clickideia, realiza simulados preparatórios para o exame, nas escolas de ensino fundamental II Doutor Manoel Villaça, em Natal, e na escola de educação integral em tempo integral Poeta Renato Caldas, no município de Assu.

Para realização dos simulados, os estudantes têm acesso ao portal educacional Clickideia a partir de logins individuais e se direcionam para a ferramenta de simulados online contendo 20 questões de múltipla escolha, formato semelhante a ser realizado pelos alunos no dia da Olimpíada. Ao finalizar o simulado, os estudantes têm acesso imediato a quantidade total de acertos. Já o professor de matemática, pode tomar conhecimento do total geral de acertos por aluno e por turma, e ainda, utilizar as questões do simulado para reforçar o aprendizado das questões em sala de aula, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

A estudante Yasmim Sales, cursa o 7º ano na escola Doutor Manoel Villaça e ficou animada com a realização do simulado a partir do portal Clickideia. “Gostei muito da experiência em realizar o simulado para a OBMEP pois, além de saber do resultado na hora, o que é muito prático, acredito que estarei melhor preparada para a prova oficial da olimpíada”, relatou a juvenil.

O professor de matemática José Renato, da escola Poeta Renato Caldas, relatou que “é muito interessante para o aluno saber do resultado de forma imediata e poder se preparar melhor para um exame tão importante para a disciplina de matemática”, finalizou.

A técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF), Teresinha Omar, acompanhou a realização dos simulados pelas escolas parceiras do Portal Clickideia e inferiu que: “a realização dos simulados com os alunos destas escolas, é importante pelo fato de não se constituir apenas como um exercício/treino para a OBMEP, mas por ser um aprimoramento do trabalho formativo dos professores e alunos das escolas contempladas na plataforma, haja vista, que os mesmos recebem orientações/formações e acompanhamento mensal dos formadores do portal, o que vem diferenciar de outros simulados realizados simplesmente com o objetivo de treinar os alunos  para a resolução de questões “padrão” das provas de avaliações externas”.

Comentários

Compartilhar