UFRN aprova criação de dois doutorados ao Ministério da Educação

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A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a proposta de resolução para criação de dois novos cursos de doutorado na manhã desta terça-feira, 10, durante a terceira sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

O primeiro pedido acatado foi a respeito do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Em seguida, os conselheiros aprovaram a proposta para o primeiro curso de doutorado vinculado à Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais.

“Essas proposições são acompanhadas de perto pela Câmara de Pós-Graduação e analisadas com rigor sob vários pontos, entre os quais o da não sobreposição de temas, orientação inclusive da Capes”, explicou o conselheiro e pró-reitor de Pós-Gradução Rubens Maribondo do Nascimento.

Além destas propostas de doutorado, foram criados dois programas de pós-graduação: Inovação em Tecnologias Educacionais, com mestrado profissional, vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), e Gestão e Inovação em Saúde, também com mestrado profissional, vinculado ao Centro de Tecnologia (CT) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Na última terça-feira, 3, a UFRN já havia aprovado outras cinco proposições de novas pós-graduações. As propostas de Resolução seguem agora à Capes para análise. Apenas após a possível aprovação a Universidade pode divulgar editais para seleção.

No mês de abril, a Capes aprovou a criação do mestrado acadêmico em Ensino da Ciência e Matemática, e em fevereiro aconteceu a aprovação do curso de Doutorado em Serviço Social. Atualmente, a UFRN possui 58 cursos de mestrado acadêmico, 41 cursos de doutorado e 20 cursos de mestrado profissional recomendados e reconhecidos pela CAPES. Somados, os números representam um aumento superior a 60%, na oferta de pós-graduação stricto sensu, quando comparados aos 74 cursos existentes nesta modalidade no ano de 2009.

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