Área do Augusto Severo poderá ter museu, diz secretário

O programa “Na Redação do PN” da última terça-feira, dia 21, recebeu o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Parnamirim – Laizomar Wanderley, que concedeu entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Tiago Rebolo.
Na ocasião, o secretário falou sobre iniciativas de apoio e incentivo à prática de esporte, sobre os projetos para o Aeroporto Augusto Severo, a “polêmica” envolvendo o Cajueiro de Pirangi, se ele teria ou não realmente perdido o título de “Maior Cajueiro do Mundo”, entre outros assuntos.
 Laizomar Wanderley
Laizomar Wanderley

Entre as últimas ações da Secretaria, Laizomar destacou a realização da Corrida dos Trabalhadores, que ocorreu no dia 1º de maio e foi promovida pelo Munícipio como forma de incentivo ao atletismo. “Foram realizadas 200 inscrições, e como cada ano vai crescendo, pretendemos abrir para 500 inscrições no próximo ano. No evento, tivemos ainda o torneio dos trabalhadores, que contou com mais de 20 equipes”, ressaltou o secretário.

Além dessa iniciativa, segundo ele, são realizadas diariamente aulas de dança nos ginásios dos bairros de Liberdade e de Nova Parnamirim, ficando ainda os ginásios abertos para a comunidade realizar eventos esportivos, bem como a prática de atividades diversas. Ainda nessa área, a Secretaria oferece várias competições amadoras na categoria Master (acima de 40 anos) e escolinhas de futebol na Casa Abrigo e no Campo do Potiguar, com a participação de mais 300 crianças.
O município visa ainda formar um time Sub-17 para representá-lo na disputa da Taça RN (torneio estadual), além da realização do 2° Campeonato Municipal Adulto de Futebol. Está nas previsões da pasta também o início das aulas de outras modalidades, como voleibol, handebol e surfe, mantendo o foco em crianças que estão fora da escola, numa tentativa de resgatar essas crianças.
Quando perguntado sobre a polêmica envolvendo o Cajueiro de Pirangi, na qual o Cajueiro da Praia (PI) estaria pleiteando o título do “Guinness Book” de “Maior Cajueiro do Mundo”, atualmente concedido à arvore de Pirangi, o secretário não hesitou. “Não foi comprovado nada. O nosso maior atrativo no estado e o mais visitado é o Cajueiro e ele continua sendo o maior. O nosso cajueiro não é podado. Pelo contrário, foi até construído um caramanchão do lado da Av. Marcio Marinho para levantá-lo. Nosso cajueiro continua crescendo e frutificando, inclusive quem o visita pode provar do suco produzido com os frutos do nosso Cajueiro”, enfatizou Laizomar.
Ainda durante a entrevista, foi debatida a questão da reutilização do espaço do Aeroporto Augusto Severo.
Na oportunidade, Laizomar esclareceu que há planos para a transformação da área. “A área é do Ministério da Aeronáutica e será transformada. Teremos a parte social da Aeronáutica, um Centro de Convenções com um auditório para cerca de 300 pessoas, um museu contando a história da aviação e um pouco da história de Parnamirim. Haverá também a criação de uma Escola de Pilotos de Helicóptero para as Forças Armadas. E o município ficou responsável pela planta dessa estrutura”, concluiu Laizomar, destacando que o turismo histórico deverá ser mais explorado em Parnamirim.
prefeitura_parnamirim_top
Compartilhar

Deixe uma resposta