Secretaria de Segurança Pública deverá ser criada este mês em Parnamirim

Diante da insegurança pública na cidade de Parnamirim, o prefeito Rosano Taveira está com pressa para cumprir seu compromisso de campanha e criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Com a secretaria será possível implantar a Guarda Municipal que auxiliará a Polícia Militar na cidade. A LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014, dispõe sobre as diretrizes das guarda municipais em todo país. No Rio Grande do Norte, diversas cidades já possuem a Guarda como Natal, Mossoró, São Gonçalo, Macau, Poço Branco, entre outros.

Em entrevista exclusiva com o ex-secretário nacional de segurança pública, Ricardo Balistreri, em agosto deste ano, ele ressaltou a importância da colaboração dos municípios com a segurança pública. “As guardas municipais são grandes instrumentos para auxilio das policias. Além de prevenir, elas mantém a segurança de áreas de risco, como praças e prédios públicos, diminuindo as chances de vandalismos”, disse.

Procurado por nossa reportagem, o prefeito Rosano Taveira disse que a guarda municipal já está criada. Ela é prevista na Lei Orgânica do Município. O que serão criados, através de Lei Específica, serão os cargos de agentes da guarda. “Entretanto, a Prefeitura de Parnamirim não pode fazer ainda por estar no limite prudencial. Por isso, estamos nos adequando, o que leva um tempo, mas vamos fazer. É um compromisso.”, disse.

No entanto, o prefeito ressaltou que o processo para criação da Secretaria de Segurança Pública de Parnamirim é que já está sendo finalizada no papel para ser enviada à Câmara.

Comentários

Compartilhar