Campanha “Setembro Verde” amplia debate sobre doação de órgãos

Com o objetivo de ampliar a temática da Doação de Órgãos para discussão nos segmentos sociais, o Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) desenvolve no mês de setembro uma campanha nacional pela doação de órgãos e tecidos, o “Setembro Verde”. No Rio Grande do Norte, a campanha é coordenada pela Central de Transplantes do RN e será aberta oficialmente na próxima quarta-feira (13), às 19h, no auditório da UNI-RN, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A campanha recebe este nome porque em setembro se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27. A data foi instituída pela lei 11584/2007 e a cor verde faz referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

A Central de Transplantes irá promover ações educativas e parcerias, como a Secretaria Municipal de Saúde, Projeto Setembro Cidadão, UNI RN, Instituto do Bem, entre outros apoiadores. A campanha intenciona informar, esclarecer dúvidas e incentivar, a sociedade sobre a doação de órgãos.

A solenidade de abertura contará com a participação de inúmeros profissionais de saúde que compõem a rede de transplantes no estado e no Brasil. Na oportunidade, haverá uma mesa redonda para discutir o atual cenário dos transplantes de órgãos e seus desafios no nosso Estado.

“A doação de órgãos/tecidos é um gesto solidário que permite às famílias que perderam seus entes queridos a oportunidade de deixar parte deles vivendo em outras pessoas. Este nobre gesto tem contribuído para salvar ou melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o Brasil”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Raíssa de Medeiros Marques.

O encerramento da campanha “Setembro Verde” acontecerá com uma caminhada no dia 23 de setembro, sábado, a partir das 7:30h. A concentração será em frente ao IFRN, na Av. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas, onde será celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, com programação cultural.

Comentários

Compartilhar