Dia D contra Leishmaniose movimenta a Praça Paz de Deus

Hoje (11), por volta das 08h, quem passou pela Praça Paz de Deus, no bairro Centro, percebeu uma movimentação diferente. O local esteve repleto de animais de estimação, gatos e cachorros, que, conduzidos pelos seus donos, foram participar do Dia D de Controle à Leishmaniose. O evento será encerrado às 13h.

A ação da Prefeitura Municipal, realizada por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Cultura, ofereceu vacinação anti-rábica para aproximadamente 150 animais, testes rápidos de diagnóstico de Leishmaniose e doação de animais.

O Prefeito Rosano Taveira esteve por lá. “É uma satisfação para nossa gestão cuidar das pessoas e ir além desse cuidado, chegando aos seus animais de estimação. Cuidar dos animais também favorece à saúde pública, evitando que algumas doenças sejam transmitidas aos cidadãos”, disse o Prefeito.

Essa grande mobilização começou com um projeto pedagógico desenvolvido no Centro Infantil Professora Ivone Maria dos Santos, localizado também no bairro Centro. “A ideia de envolver diversos atores, secretarias e a Universidade Potiguar, mostra um novo modelo de projeto pedagógico,  que resulta na oferta de serviços comunitários”, disse a Secretária Adjunta de Educação, Ana Lúcia Dantas, parabenizando à equipe pedagógica pelo evento.

O Centro de Zoonoses do município aproveitou a parceria para fazer uma grande ação que extrapolou a ideia inicial. Além dos serviços já citados e realizados em parceria com alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UnP, houve sorteio de brindes para os pets, cupons para banho e tosa e foram distribuídos mais de cem pacotes de ração animal.

Giovani César foi um dos cidadãos que junto ao seu filho, João Guilherme, de 04 anos, aproveitou para vacinar o seu cachorro, Kiko, contra a Raiva. “O ano passado, fizemos esta vacinação na Escola Municipal Francisca Avelino e agora, viemos aproveitar esta nova oportunidade”, disse Giovani.

Apoiaram o evento com estandes montados na Praça Paz de Deus, a Universidade Potiguar; a Ótica Diniz, oferecendo cem testes de acuidade visual; A Central Rações e a Scalibor, das coleiras repelentes; e a loja de acessórios para pets Patas e Beijos.

Comentários

Compartilhar